No ar:
Jornal falado - Jones Diniz e Paulo Pinheiro    12h15min às 12h50min

Ouvir!     

» Geral » Clima


19/03/2018 | 16h09min

Verão se despede e outono chega com frente fria

Em abril já se observa uma forte redução da chuva especialmente sobre o Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

O outono de 2018 tem início nesta terça-feira (20), às 13h15, e se estende até o dia 21 de junho, às 7h07, sempre no horário de Brasília.

 

A estação é um período de transição entre o verão, que tem os meses mais quentes e úmidos na maior parte do país, e o inverno, que a estação de predomínio de tempo seco e passagem de grandes massas polares que podem causar acentuada queda da temperatura em todas as Regiões do país.

 

Normalmente ainda temos calor e chuva no começo do outono, mas do meio até o fim da estação, as condições do tempo vão ficando cada vez mais parecidas com o inverno.

 

O verão foi marcado por falta de chuva na Região Sul. O Rio Grande do Sul foi o que mais sofreu e várias cidades gaúchas terminam a estação em situação de emergência por causa da estiagem. As condições meteorológicas mudaram nos últimos dias com a passagem de uma frente fria que provocou chuva forte e ventania nos três estados.

 

Durante  a terça-feira (20) dia da virada para o outono, o Sul do Brasil ainda estará sentindo a influência das áreas de instabilidade da passagem desta frente fria. O dia será marcado por muita nebulosidade e chuva sobre o Sul do Brasil.

 

Sem a influência de fenômenos climáticos de grande escala, como El Niño e La Niña, a estação que inicia o declínio das temperaturas em boa parte do país deve permanecer dentro da normalidade.

 

Em abril já se observa uma forte redução da chuva especialmente sobre o Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Porém, em anos em que o padrão de chuva fica dentro da normalidade, abril e maio ainda meses de muita chuva na porção norte do Norte e do Nordeste do Brasil.

 

No Sul do Brasil, em anos normais, as frentes frias do outono podem ser poderosas e passar pela Região com intensas tempestades e acentuada queda da temperatura em 24 horas.

 


Veja também:


26/04/2018 | 11h19min

» Consumidor: Promotoria chama atenção para preços nos produtos

26/04/2018 | 11h13min

» Tecnologia: Acesso à internet por TV já é maior do que por tablet, diz IBGE

26/04/2018 | 10h57min

» Memória: Primeira "Noite do Museu" teve mais de 80 estudantes


Comentários:


Voltar ao topo