No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    00h00min às 04h59min

Ouvir!     

» Geral » Serviço


17/01/2017 | 16h00min

Vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde de Santiago

Para aqueles que costumam acampar ou moram no interior imunização se torna necessária

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde, incluindo o Centro Materno Infantil.

 

Quem fez as duas doses é considerado imune á doença. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Bruna Oliveira aconselha às pessoas a conferir a carteira de vacinação, caso não estiver em dia comparecer á uma das unidades, principalmente as pessoas que moram no interior ou costumam acampar.

 

Para as crianças a idade para a vacina é entre os  nove meses e quatro anos.  Mas a maior preocupação é com os adultos. A vacina demora quinze dias para fazer o efeito. Para evitar que as unidades percam as doses (cuja duração é de apenas seis horas), cada uma delas tem um dia na semana para aplicar o produto nas pessoas interessadas.

 

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs/RS) emitiu um alerta epidemiológico sobre a febre amarela, com recomendações aos municípios gaúchos. O documento traz orientações de controle da presença do vírus e de atualização vacinal da população sem vacina ou com esquema incompleto. Orienta também para a imunização de pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata, dentro de áreas com recomendação de vacinação e/ou circulação do vírus amarílico.


 A Secretaria da Saúde (SES) informa que na sazonalidade 2008/2009 o Rio Grande do Sul registrou nove casos da doença em humanos e as últimas mortes de macacos (epizootias), principal hospedeiro e vítima da febre amarela. Desde então, não houve mais nenhuma ocorrência no estado.


Veja também:


17/04/2024 | 17h00min

» : Planejamento de inverno já começa a ser elaborado pelo produtor rural

17/04/2024 | 11h40min

» : Conselho Tutelar atende dois casos envolvendo importunação sexual contra adolescentes

17/04/2024 | 10h56min

» : Teste para HTLV passa a ser indicado para gestantes durante pré-natal


Comentários:


Voltar ao topo