No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    22h00min às 23h59min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Geral » Impasse


20/06/2017 | 14h32min

"Um filho sem pai", assim o prefeito de Santiago define a área da antiga escola estadual Rubem Machado Lang

Muitos prédios foram danificados por temporais, e agora estão sendo alvo de vandalismo e furto

 Tiago Gorski. Foto: Ieda Beltrão Tiago Gorski. Foto: Ieda Beltrão

“ Um filho sem pai”. Assim se referiu o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda à área da antiga escola estadual Rubem Machado Lang, cujo patrimônio, incluindo prédios está abandonado em plena área urbana da  cidade.  Ele observa que a municipalidade tem buscado há muito tempo a cedência da área, que é federal, lamentando não ter ninguém, na atualidade, responsável pelo zelo das mais de 75 hectares.

 

Gorski comentou que existe uma documentação tramitando no Ministério do Planejamento, para que  a administração, em conjunto com outras entidades possam ter acesso a área  visando a instalação de projetos de desenvolvimento, em especial ao meio rural,  já pelas caraterísticas da antiga escola.

 

Muitos prédios foram danificados por temporais, e agora estão sendo alvo de vandalismo e furto. Tiago Gorski informou que por conta de um impasse entre poderes, o patrimônio lá existente está se deteriorando, mas que o município espera, para o mais breve possível a cedência da área, objetivando implantar projetos, em parceria com as universidades, como a realização de dias de campo, entre outros.

 

A Escola Rubem Machado Lang foi criada pelo Decreto 32.976, de 03 de outubro de 1988, e  extinta pelo Decreto  nº 45.086, de 31 de maio de 2007, publicado no  Diário Oficial do Estado nº 103, de  01 de junho de 2007.

 

Em relação ao antigo açude, também de domínio federal, o município já confirmou sua intenção pelo local em correspondência enviada ao setor de patrimônio do governo federal. Está no aguardo  da documentação definitiva para então buscar parceiros e concretizar o projeto de uma área de lazer e preservação ambiental./ Quanto às invasões  no antigo açude, Gorski disse que o assunto tramita em âmbito de Ministério Público.

 


Veja também:


20/07/2017 | 14h10min

» Rádio Santiago 66 anos: "A Rádio Santiago foi tudo na minha vida", se declara o poeta e trovador Adair Lançanova

20/07/2017 | 13h45min

» Curso: Psicóloga Carla Tusi traz para Santiago o Dr. Deroní Sabbi

20/07/2017 | 13h38min

» Religião: Representantes de paroquias e dioceses, incluindo padres, bispos participam da missa de posse do novo bisco, Dom José Mário


Comentários:


Voltar ao topo