No ar:
Clube do Ouvinte - Jorge Augusto Gonçalves    20h10min às 22h00min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


17/02/2018 | 12h06min

Teleoftalmo começa a funcionar em março

Segundo a secretaria da Saúde, Giselle Kolinsk, Santiago está entre as sete cidades escolhidas no estado a ser pioneira no serviço

Giselle Kolinsk Ribeiro. Foto: DivulgaçãoGiselle Kolinsk Ribeiro. Foto: Divulgação

O Teleoftalmo começa a funcionar no dia 5 de março. A informação é da titular da secretaria municipal da Saúde, Giselle Kolinsk Ribeiro.

 

 Segundo ela, Santiago está entre as sete cidades (Porto Alegre, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Passo Fundo e Farroupilha) escolhidas no estado a ser pioneira no serviço de saúde ocular.

 

O Teleoftalmo é uma parceria entre o Hospital Moinhos de Vento, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. O objetivo é diminuir a demanda reprimida na especialidade da oftalmologia.

 

O consultório Remoto está instalado no Centro Materno Infantil, com um oftalmologista 24 horas conectado via internet, orientando os profissionais técnicos e de enfermagem sobre a realização dos exames feitos no momento do atendimento, cujo paciente poderá sair com até sete diagnósticos, inclusive para uso de lentes.

 

 Santiago será referência para mais 21 municípios. O usuário será referendado pelas Estratégias de Saúde da Família, ou pelo atendimento feito diretamente pela Secretaria da Saúde.

 

Giselle informa que a equipe estará recebendo capacitação no dia 22 de fevereiro, através de vídeo conferência pelo hospital Moinhos de Vento, para receber com tranquilidade a demanda relativa ao serviço.

 

 O Teleoftalmo oferece exames de aferição da acuidade visual, refração, medida da pressão intraocular, documentação fotográfica do segmento anterior e do fundo do olho, avaliação das pálpebras, da motilidade ocular extrínseca e dos reflexos pupilares.

  


Veja também:


18/12/2018 | 16h51min

» Trânsito: Abertura da rua Felipe Lopes é uma conquista para moradores do bairro Itu a arredores

18/12/2018 | 16h44min

» Educação: Divulgados os premiados no "Escola que faz, professor que acontece"

18/12/2018 | 16h40min

» Habitação: Em Santiago, projeto de 300 casas está pronto e só aguarda autorização para o início


Comentários:


Voltar ao topo