No ar:
Amanhecer nos Pampas - Luiz Fernando Rocha    05h00min às 06h30min

Ouvir!     

» Geral » Meio Ambiente


22/09/2014 | 15h08min

Semana da Árvore chama atenção para arborização urbana e identificação de plantas

Levantamento criterioso das falhas existentes em ruas e avenidas para realização do plantio de árvores está sendo feita em Santiago

Fixação de placas em árvores tombadas por lei e imunes de cortes, foi uma das principais ações da Semana da Árvore que acontece na cidade de Santiago.A primeira placa foi fixada na tamareira existente em frente á igreja matriz.

 

A partir dessa terça-feira, 23, as atividades se concentram no Horto Florestal com a realização das trilhas de educação, nos períodos da manhã e tarde, onde alunos da rede pública ficarão sabendo todo o processo utilizado para a produção das árvores e flores, a partir da produção da semente, cuidados e transporte das mudas. Nesta quinta acontece distribuição de sementes de árvores nativas no centro da cidade e sábado a limpeza de uma nascente da cidade a cargo da ONG Nascentes e  Rotaract Clube Terra dos Poetas. 

 

 O presidente do Conselho de Proteção do Meio Ambiente, José Luis Dalosto salientou que as placas têm por objetivo conscientizar a população sobre as espécies de árvores protegidas na cidade e as trilhas para mostrar aos alunos a importância da preservação das espécies e o quanto uma árvore é importante para o ecossistema.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Tadeu Machado, salientou que junto ao Horto existe a  “sala verde”, onde os alunos participam de uma verdadeira aula sobre preservação ambiental.

 

Sobre a arborização urbana, Machado disse que a secretaria está realizando levantamento criterioso das falhas existentes em ruas e avenidas para realização do plantio que deve contar com o apoio da população, a qual está sendo convidada a adotar uma árvore.

 

Neste levantamento também deverá ficar claro o local onde a árvore será plantada de acordo com as condições existentes, evitando com isso que ela seja prejudicada no futuro. Sobre as podas,  disse que elas se aplicam somente em casos necessários e que as práticas existentes, consideradas mutilações, só contribuem para o risco de doenças e enfraquecimento da árvore. Os casos de árvores grandes que apresentam problemas em estruturas de prédios e muros são estudados individualmente pela equipe da Secretaria que tem à frente o engenheiro florestal Leonardo Antoline e biólogos.

 

A Semana da Árvore foi organizada pelo Conselho Municipal de Proteção ao meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Emater e União Santiaguense de Proteção Ambiental, entre outros parceiros. 

 

Tamareira faz parte da paisagem central da cidade. 

 


Veja também:


17/04/2024 | 17h00min

» : Planejamento de inverno já começa a ser elaborado pelo produtor rural

17/04/2024 | 11h40min

» : Conselho Tutelar atende dois casos envolvendo importunação sexual contra adolescentes

17/04/2024 | 10h56min

» : Teste para HTLV passa a ser indicado para gestantes durante pré-natal


Comentários:


Voltar ao topo