No ar:
Meu Rincão - Marco Antônio Nunes    07h00min às 09h00min

Ouvir!     

» Geral » Meio Ambiente


05/04/2018 | 15h07min

Santiago está infestado por larvas do mosquito aedes aegypty

Eva Muller, coordenadora das equipes de combate à dengue, observou que a situação é alarmante

Nunca deixe água parada. Foto: Ieda BeltrãoNunca deixe água parada. Foto: Ieda Beltrão

Santiago se mantém em alerta em relação ao aedes aegypty, o que preocupa em muito os setores da saúde em qualquer estação do ano.

 

 De acordo com a coordenadora das equipes de combate à dengue  as larvas do mosquito ainda foram encontradas em diversas residências de Santiago.

 

Eva Muller observou que a situação é alarmante.  O grupo de trabalho está atuando nos bairros Centro, Jardim do Ipe e Paineiras, onde é perceptível a ausência de atitude por parte de determinados moradores. A população, segundo Eva precisa eliminar possíveis focos.

 

Salienta que está faltando cuidado por parte de alguns munícipes de tampar reservatórios baixos de água da chuva para ser utilizada em limpeza ou na horta, aumentando a probabilidade  dos focos de aedes.  Em todos estes reservatórios foram encontradas larvas do mosquito.

 

As regiões do Jardim do Ipê e Paineiras estão em alerta pela alta infestação do mosquito, inclusive em piscinas, lugar que passa despercebido por muitos. Eva Muller  informa ainda que o local dos motores, por armazenar um pouco de água, acaba sendo ideal para reprodução do Aedes aegypty.

 

Deve-se manter o tratamento da piscina, mesmo no inverno para evitar problemas, não só para a família, como para a vizinhança. O alerta segue  para toda a cidade. Segundo Eva Muller não existe a necessidade de uso do fumacê, que nada mais é do que veneno, se a população fizer sua parte e eliminar os possíveis depósitos de água.

 

 Semanalmente amostras com larvas são enviados para o laboratório e retornando com resultado positivo para o aedes. Para piorar a situação o mosquito se adaptou às temperaturas do RS, estando presente em qualquer estação do ano.


Veja também:


21/04/2018 | 13h34min

» Serviço: Manutenção em nobreaks deixará site fora do ar. Veja como emitir notas fiscais

21/04/2018 | 13h20min

» Tecnologia: Pesquisa aponta que grupos de família no WhatsApp são o principal transmissor de fake news

21/04/2018 | 13h10min

» Educação: Estudantes de pós-graduação têm mais chance de terem depressão, indica estudo


Comentários:


Voltar ao topo