No ar:
Correspondente Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    20h00min às 20h10min

Ouvir!     

» Geral » Educação


24/10/2017 | 10h59min

Santiago entre os 10 municípios do Brasil que melhor usam sistema de gerenciamento na área da Educação

Dentre os 10, o município tem grandes chances de sair vencedor nas categorias Técnica, Popular ou Referência de Uso

O maior orçamento das secretarias municipais é o da Educação. Neste ano, a Administração previu um investimento acima de R$ 32 milhões para manter e melhorar suas estruturas no ensino fundamental, infantil, qualificar professores, fazer ampliações etc.

 

Santiago vem priorizando a educação ao longos dos anos, tendo um os ensinos municipais mas bem qualificados do estado. A prova disso é a lista do Ministério da Educação (MEC), onde Santiago aparece entre os 10 finalistas de todo o Brasil por ser o único município da região sul do país a usar a plataforma do Conviva. Atualmente, mais de 4 mil municípios estão cadastrados dentro desta plataforma, que é um moderno sistema de gerenciamento de indicadores educacionais municipais.

 

O Conviva Educação é um sistema de gerenciamento de dados online, criado pela União Nacional de Dirigentes Municipais (Undime) para dar suporte aos dirigentes municipais de educação e equipe no processo de gestão de suas secretarias.

 

 A participação de Santiago na 3ª ação de reconhecimento do Conviva é uma grande conquista e tanto, já que o uso contínuo e diário deste sistema aconteceu somente a partir de fevereiro deste ano. Nos dias 9 e 10 de novembro, acontecerá um Encontro Referêncial Formativo em São Paulo que vai anunciar os três melhores do país no uso contínuo e adequado do sistema. Dentre os 10, Santiago tem grandes chances de sair vencedor nas categorias Técnica, Popular ou Referência de Uso.

 

Controle na palma da mão


Conforme a secretária de Educação, Mara Rebelo, pelo sistema se tem na tela do computador ou do celular todos os dados da rede: controle de estoque da alimentação escolar, quilômetros rodados no transporte escolar, rotas, acompanhamento funcional de professores e funcionários etc. Os dados podem ser visualizados por todos os profissionais da Secretaria de Educação e também diretores das escolas. O sistema é muito útil também por dar acesso rápido a informações diversas do MEC, como o censo escolar, índices de alfabetização etc. "Essa tecnologia permite que a gente visualize tudo que envolve a educação municipal. Nos dá uma dimensão exatada de onde precisamos atuar mais. É algo muito forte e estamos usando para evoluir nosso trabalho evoluir", observa Mara Rebelo.

 

Municípios que concorrem ao prêmio


Além de Santiago, estão na disputa os municípios de Orizona (Goiás), Petrolina (Pernambuco), Paraíba do Sul (Rio de Janeiro), Almenara (Minas Gerais), Lagoinha (Piauí), Maurilândia (Tocantins), Autazes (Amazonas), Três Rios (São Paulo) e João Pessoa (Paraíba).


Veja também:


18/04/2024 | 16h53min

» : Apostas online só poderão ser pagas por PIX, transferência ou débito

18/04/2024 | 16h51min

» : Governo lança Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

18/04/2024 | 16h45min

» : Análise aponta perfil dos óbitos por dengue no RS em 2024


Comentários:


Voltar ao topo