No ar:
Oração do Trabalhador Igreja do Evangelho Quadrangular/Riachuelo -    06h30min às 06h45min

Ouvir!     

» Geral » Agricultura


10/05/2018 | 14h17min

Programa de micro silo beneficia produtores da região

Evento ocorreu na Fazenda São Pedro, localidade de Boqueirão, interior de Santiago

Fazenda São Pedro. Foto: Jones DinizFazenda São Pedro. Foto: Jones Diniz

A construção de um silo secador de alvenaria, projeto desenvolvido pela Emater em âmbito de estado,  foi tema de Dia de Campo na tarde da última terça-feira (9), na Fazenda São Pedro, localidade de Boqueirão, interior de Santiago. 

 

Conforme o Técnico Agrícola da Emater de Nova Esperança do Sul,  Vladimir Bolzan Cadó naquela cidade já são 70 unidades construídas com capacidade entre 100 e 500 sacos..

 

Explica que o produtor ao armazenar o milho, ou outra semente, desconta apenas a umidade do grão, já que a semente depositada no silo já  fica selecionada. O silo construído na propriedade de Pedro  Gilberto Vielmo tem capacidade para 260 sacos, mas existem outros para até 5 mil sacos./ A estrutura de alvenaria,  absorve mais a umidade e conserva a temperatura em função do calor./ Na região já foram construídos 160 unidades em alvenaria  de até 3 mil sacos. Cadó destaca a importância do apoio do Poder Público para consolidação dos projetos.

 

O produtor Pedro Gilberto Vielmo disse que o micro silo secador passou a ser uma prioridade para garantir a produção de milho, pagando um preço bem acessível e juro baixo, de um empreendimento que vai ficar para o resto da vida.

 

No custo, estimado em R$ 7 mil estão incluídos um “classificador” e um secador./ A construção do galpão de proteção é um investimento à parte, mas que segundo Vielmo vale à pena pela tranquilidade gerada na conservação e qualidade dos grãos.

 

O Dia de Campo foi prestigiado por diversos produtores que foram conhecer o projeto e o funcionamento na prática.


Veja também:


17/01/2019 | 18h24min

» Clima: Forte chuva causa alagamentos em Santiago

17/01/2019 | 16h48min

» Educação: Vestibular de Verão 2ª edição, agora é Complementar

17/01/2019 | 15h45min

» Política: Bolsonaro rebate críticas ao decreto da posse de armas


Comentários:


Voltar ao topo