No ar:

Ouvir!     

» Geral » Meio Ambiente


25/01/2018 | 16h24min

Produção de flores segue de vento em popa no Horto Florestal

Além de flores e hortaliças, o local também produz mudas de árvores para o florestamento no município

Lindas flores são produzidas no Horto. Foto: Ieda BeltrãoLindas flores são produzidas no Horto. Foto: Ieda Beltrão

A produção do Horto Florestal de Santiago está de vento em popa. O clima vem ajudando, principalmente, na cultura de flores. Inúmeras espécies já enfeitam canteiros e praças da cidade.

 

Agora, de acordo, Valdir Trombini, responsável pelo local, já estão sendo cultivadas àquelas próprias para o inverno, como petúnia, amor perfeito, boca de leão e repolhinho, espécies que gostam do clima mais gelado. São mais de 35 mil mudas.

 

A produção do Forto Florestal é imensa e lá o que não falta é trabalho. "Sempre tem uma coisa ou outra pra se fazer e o que falta é tempo pra fazer tanto mais que se poderia", afirma Trombini. 

 

Outra produção forte é a de hortaliças. Ao longo do ano, são colhidas milhares de pés de alface, incontáveis maços de tempero, agrião, couve e muito mais. É alimento que é distribuído para as Emeis e reforça a merenda escolar das crianças. A produção começa a ser intensificada com a volta às aulas. 

 

 Além de flores e hortaliças, o local também produz mudas de árvores para o florestamento no município. São mais de 60 mil mudas de árvores nativas e exóticas, sendo que a Secretaria de Meio Ambiente faz a doação de até quatro mudas por pessoa. Acima disso, o valor é de R$ 5,06 por cada uma. Quando o plantio é feito na área urbana, os técnicos dão as recomendações técnicas considerando o local, se é no pátio, na calçada etc. 

 

Conforme a bióloga Daniela Gonçalves, são mais de 30 tipos de árvores nativas ou exóticas disponibilizadas no Horto Florestal. Que são as seguintes: Anjico-vermelho, araçá, araucária, braquiquito, canafístula, cassia-férrea, cedro, cereja, chal-chal, goiaba, chuva de ouro, extremosa, falso-barbatimão, guabijú, guapuruvu, guaviroveira, ingá-feijão, ipê-amarelo, ipê-amarelo-da-serra, ipê-roxo, ipê branco, jacarandá, leucena, louro, marmelo, nogueira-pecã paineira pata-de-vaca, pau-Brasil, sibipiruna, tarumã, tipuana, uvaia e uva-do-Japão. Contatos com a Secretaria de Meio Ambiente pelo fone (55) 3251-0783.

 

O Horto Florestal de Santiago fica localizado na entrada do bairro Ana Martins Bonato.

 

 


Veja também:


23/05/2018 | 19h12min

» : Greve afeta supermercados e ameaça produção de veículos

23/05/2018 | 18h58min

» Economia: Governo pede trégua, mas reunião com caminhoneiros termina sem acordo

23/05/2018 | 16h47min

» Polícia: Presos dois suspeitos de tentativa de homicídio contra sindicalista de Capão do Cipó


Comentários:


Voltar ao topo