No ar:
Olho Vivo - Jones Diniz    08h10min às 09h55min

Ouvir!     

» Geral » Segurança


23/03/2018 | 14h29min

Presídio Estadual de Santiago está sendo ampliado

Nova galeria tem previsão de 63 novas vagas para homens e 10 para mulheres

Presídio será ampliado. Foto: Ieda BeltrãoPresídio será ampliado. Foto: Ieda Beltrão

O Presidio Estadual de Santiago (PeSan) está sendo ampliado com a construção de uma nova galeria com a previsão de 63 novas vagas  para homens e 10 para mulheres. De acordo com o diretor do Pesan, Marcelo Soares Machado, a previsão de término da obra é julho deste ano.

 

  O investimento foi R$ 882 mil, recursos provenientes do Poder Judiciário, repassados ao Conselho da Comunidade que também contempla reforma no setor administrativo do presidio.  O presidio possui atualmente 113 detentos recolhidos, além de outros 50, que cumprem pena temporariamente em outras comarcas, devidos as obras em Santa Maria, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Borja e Jaguari, totalizando  163 presos, para uma capacidade máxima de 64 detentos.

 

Marcelo coloca que diante disso, assim que a obra ficar concluída, as novas instalações já estarão em uso, suprindo esta deficiência. O albergue também foi ampliado, (orçamento de um pouco mais de R$ 20 mil) passando de 48 para 70 vagas, estando atualmente com 66 albergados.

 

A ampliação foi feita com mão de obra prisional diminuindo os custos. Quem possui trabalho externo sai para trabalhar durante o dia, ficando recolhido durante domingos e feriados. Os demais permanecem no albergue.

 

O principal  responsável pela lotação do presidio de Santiago é o tráfico de drogas, considerado por Marcelo, o “ precursor do crime”, já que, em tese, não prevê liberdade provisória. Observa que a maioria do perfil do preso de Santiago é realizado à traficância.

 

Já as maiores penas que estão sendo cumpridas no Pesan, relacionadas aos crimes de latrocínio e homicídio, variam de 20 a 42 anos./ Marcelo fez questão de ressaltar que meio a complexidade são oferecidas oficinas de ressocialização  e conhecimento,, prova disso foi a participação e aprovação de presos no Enem.


Veja também:


20/04/2018 | 15h37min

» Saúde: Pediatras tranquilizam pais sobre o surto de toxoplasmose

20/04/2018 | 14h25min

» Economia: Emprego formal cresce 0,15% em março, informa ministério

20/04/2018 | 14h02min

» Trânsito: Lei que pune com mais severidade motoristas sob efeito de álcool e outras drogas já está valendo


Comentários:


Voltar ao topo