No ar:

Ouvir!      Fale com o locutor/mural

» Geral » Agricultura


05/11/2017 | 15h13min

Plantio do milho no RS se encaminha para o final

Com o regime de chuva regularizado e as altas temperaturas, houve aceleração no crescimento das plantas nos últimos dias

Milho deve ter boa safra. Foto: DivulgaçãoMilho deve ter boa safra. Foto: Divulgação

Devido à melhora nas condições meteorológicas, com o retorno da umidade no solo em níveis apropriados aos trabalhos de plantio, as culturas de verão tiveram aumento na área semeada nessa semana. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater RS-Ascar, a área semeada de milho já atingiu 75% no Rio Grande do Sul. Em municípios como Erechim, Ijuí, Passo Fundo e Santa Rosa, o plantio do milho ultrapassa os 80%.

 

Com o regime de chuva regularizado e as altas temperaturas, houve aceleração no crescimento das plantas nos últimos dias. Algumas lavouras de milho estão entrando no período de floração (início), fato que atinge 3% do total semeado no estado. As áreas atingidas pelas chuvas recuperaram o potencial produtivo da cultura. Os produtores continuam controlando as ervas daninhas e aplicando adubação nitrogenada em cobertura. As expectativas de produtividade são muito boas.

 

O período também foi favorável para os trabalhos com a soja. Segue em andamento a dessecação e o preparo das áreas para o plantio, o qual deverá se intensificar nas próximas semanas se as condições meteorológicas permitirem. No momento, a área semeada atinge 9% do total projetado.

 

Apesar do bom impulso até o momento, a área coberta do arroz está em torno de 42%, bem menos que os 68% registrados no ano anterior e que a média de 60% dos últimos cinco anos, para o mesmo período. Os produtores tentam recuperar o atraso antecipando e acelerando a aplicação de nitrogênio em cobertura, para que as lavouras voltem a ter um desenvolvimento dentro dos padrões ideais para uma boa produtividade.

 

O feijão de primeira safra atingiu 70% da área semeada, sendo que regiões importantes como Frederico Westphalen e Passo Fundo já atingiram a totalidade do plantio.


Veja também:


23/11/2017 | 16h37min

» Moda: Coque com lenço é a nova onda do verão

23/11/2017 | 16h10min

» Solidariedade: Apae de Santiago vai promover o Dia do Doar

23/11/2017 | 15h56min

» Agenda: "Partiu Ernesto Alves" neste domingo


Comentários:


Voltar ao topo