No ar:
Olho Vivo - Jones Diniz    08h10min às 09h55min

Ouvir!     

» Geral » Memória


12/05/2017 | 14h50min

Museu Pedro Palmeiro receberá documentos históricos de Túlio Piva

A entrega será feita por familiares do sambista e compositor santiaguense

Familiares do compositor santiaguense Túlio Piva farão a entrega de documentos históricos ao museu municipal Pedro Palmeiro, sobre a história de Santiago, incluindo as serenatas na então praça Velha, juntamente com outros parceiros.

 

O ato ocorrerá no dia 19, a partir das 21h30min, na Versos Pizzaria pela filha única de Túlio,  Vera Piva, acompanhada por Jaime Camargo Piva (genro) e pelo neto Rodrigo Piva. Também estarão presentes  Marco Antonio Pinto Martins, diretor do filme – Pandeiro de Prata (lançado em 2015 para celebrar o centenário de Tulio Piva) e Carolina Pereira Menezes, produtora.

 

De acordo com o coordenador do Museu Pedro Palmeiro, Vanderlei Almeida, na mesma oportunidade será inaugurada, na referida pizzaria, a Sala Túlio Piva. Os atos serão logo após a programação que acontecerá no museu, que dentro da Semana Nacional dos Museus homenageará, além de Tulio Piva, Arno Giesler e Moises Viana, conforme programação feita pela entidade.

 

Túlio Piva nasceu em Santiago no dia 4 de dezembro de 1915  e faleceu em Porto Alegre em 4 de fevereiro de  1993.Como compositor e violonista valorizou o choro, o samba e a música popular brasileira.

 

Seu último show ocorreu em 1991, -  Túlio Piva 75 Anos -, uma homenagem prestada pelo grupo de chorinho Bando Bom pra Cachorro. Pelos relatos de alguns componentes da banda, Túlio parecia um garoto em seu primeiro show, alegre e aproveitando intensamente aquele momento, que imaginava que seria o último nos palcos da vida. Isto pelo fato dele manter em segredo a doença que lhe custaria a vida.

 

 


Veja também:


18/04/2024 | 16h53min

» : Apostas online só poderão ser pagas por PIX, transferência ou débito

18/04/2024 | 16h51min

» : Governo lança Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

18/04/2024 | 16h45min

» : Análise aponta perfil dos óbitos por dengue no RS em 2024


Comentários:


Voltar ao topo