No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    22h00min às 23h59min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Geral » Memória


12/05/2017 | 14h50min

Museu Pedro Palmeiro receberá documentos históricos de Túlio Piva

A entrega será feita por familiares do sambista e compositor santiaguense

Túlio Piva deixou uma legado para o samba nacional. Foto: ReproduçãoTúlio Piva deixou uma legado para o samba nacional. Foto: Reprodução

Familiares do compositor santiaguense Túlio Piva farão a entrega de documentos históricos ao museu municipal Pedro Palmeiro, sobre a história de Santiago, incluindo as serenatas na então praça Velha, juntamente com outros parceiros.

 

O ato ocorrerá no dia 19, a partir das 21h30min, na Versos Pizzaria pela filha única de Túlio,  Vera Piva, acompanhada por Jaime Camargo Piva (genro) e pelo neto Rodrigo Piva. Também estarão presentes  Marco Antonio Pinto Martins, diretor do filme – Pandeiro de Prata (lançado em 2015 para celebrar o centenário de Tulio Piva) e Carolina Pereira Menezes, produtora.

 

De acordo com o coordenador do Museu Pedro Palmeiro, Vanderlei Almeida, na mesma oportunidade será inaugurada, na referida pizzaria, a Sala Túlio Piva. Os atos serão logo após a programação que acontecerá no museu, que dentro da Semana Nacional dos Museus homenageará, além de Tulio Piva, Arno Giesler e Moises Viana, conforme programação feita pela entidade.

 

Túlio Piva nasceu em Santiago no dia 4 de dezembro de 1915  e faleceu em Porto Alegre em 4 de fevereiro de  1993.Como compositor e violonista valorizou o choro, o samba e a música popular brasileira.

 

Seu último show ocorreu em 1991, -  Túlio Piva 75 Anos -, uma homenagem prestada pelo grupo de chorinho Bando Bom pra Cachorro. Pelos relatos de alguns componentes da banda, Túlio parecia um garoto em seu primeiro show, alegre e aproveitando intensamente aquele momento, que imaginava que seria o último nos palcos da vida. Isto pelo fato dele manter em segredo a doença que lhe custaria a vida.

 

 


Veja também:


22/09/2017 | 13h21min

» Trânsito: Uso do celular enquanto dirige está entre as principais infrações de trânsito, em Santiago

22/09/2017 | 13h14min

» Agricultura: Irregularidades na emissão de Receitas Agronômicas chama atenção

22/09/2017 | 12h54min

» Canteiro de conservação da RS 377: Deputado Miguel Bianchine faz pressão junto a secretria de Transporte


Comentários:


Voltar ao topo