No ar:
Terra Nativa - Luis Fernando Rocha    07h00min às 08h00min

Ouvir!      Fale com o locutor/mural

» Geral » Meio Ambiente


17/02/2017 | 06h10min

Mudas de crotalária, planta que ajuda no combate ao mosquito da dengue, serão distribuídas neste sábado em Santiago

Será na praça Moisés Viana, centro da cidade, gratuitamente

Mais de três mil mudas serão distribuídas. Fotos: DivulgaçãoMais de três mil mudas serão distribuídas. Fotos: Divulgação

Neste sábado, 18, Dia D de combate à dengue, a Secretaria de Saúde estará fazendo a distribuição gratuita de três mil mudas de crotalária, na praça Moisés Viana, centro da cidade.

 

Trata-se de uma planta que será uma grande aliada para eliminar com o mosquito Aedes Egypti de Santiago. Conforme estudo feito pela Vigilância Epidemiológica e Ambiental do município, a crotalária será uma grande arma natural, se for plantada pelos moradores. 

 

A superfície da planta acumula gotículas de água que atraem o mosquito. Ali, ele deposita suas larvas e as fica protegendo. Só que a flor da crotolária atrai outro inseto: a libélula, que é predador natural do aedes egypti e se alimenta dele e das larvas.

 

"Algumas cidades de São Paulo tiveram uma experiência muito positiva com essa planta e compramos a semente para produzi-la em larga escala no nosso Horto Florestal. É certo que vai nos ajudar muito", afirma a enfermeira Bruna Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemilógica e Ambiental. Ela acredita que Santiago seja das primeiras cidades gaúchas a produzir crotalária em larga escala para a distribuir à população. 

 


Veja também:


10/12/2017 | 14h16min

» Economia: Índices apontam melhora da economia, mas consumidor ainda está receoso em gastar

10/12/2017 | 14h15min

» Loteria: Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 33 milhões

10/12/2017 | 14h10min

» Gente: Morre a atriz Eva Todor, aos 98 anos


Comentários:


Voltar ao topo