No ar:
A Voz do Brasil - EBC Serviços    19h00min às 20h00min

Ouvir!     

» Geral » Clima


02/05/2018 | 16h20min

Monitoramento aponta volta de períodos chuvosos em maio

Temperatura elevada em do oceano deve impedir ingresso de massas de ar frio nas próximas semanas

Período mais chuvoso. Foto: Ieda BeltrãoPeríodo mais chuvoso. Foto: Ieda Beltrão

O clima do Rio Grande do Sul passa por uma mudança de cenário a partir deste mês. De acordo com o monitoramento climático adquirido pela RGE e RGE Sul junto a um instituto privado de meteorologia, a chuva deverá retornar ao território gaúcho com maior frequência em maio, depois de dois meses sem o registro de volumes pluviométricos acima das médias históricas.

 

Com a previsão de tempo mais severo nos próximos dias, os Centros de Operações Integrado (COIs) das distribuidoras intensificam o acompanhamento dos modelos para direcionar esforços com mais assertividade em caso de contingências.

 

O estudo encomendado pelas distribuidoras do Grupo CPFL no RS aponta a possibilidade de 15 dias de chuva até o final do mês, sendo cinco deles com chance de temporais que podem provocar estragos em cidades e danos à rede elétrica.

 

Já os modelos oceânicos indicam que as temperaturas das águas entre a costa da Argentina até a Região Sul do país estão mais quentes do que o normal, bem como em alto-mar. Essa configuração segue afastando o risco de formação do fenômeno La Niña nos próximos meses e também mantém um bloqueio para as massas de ar polar que chegam ao Estado com mais frequência nesta época do ano.

 


Veja também:


16/08/2018 | 17h29min

» Trânsito: PRF realiza Ação Coordenada de combate às ultrapassagens no RS

16/08/2018 | 16h22min

» Agricultura: Chegou a hora de semear o milho, produtores devem ficar atentos ao clima

16/08/2018 | 16h19min

» Economia: Indústria madeireira está pronta para começar a se instalar em Santiago


Comentários:


Voltar ao topo