No ar:
Terra Nativa - Luiz Fernando Rocha    07h00min às 08h00min

Ouvir!     

» Geral » Educação


26/02/2018 | 10h11min

Modelo educacional da Finlândia pode ser base da escola do futuro no município

O projeto prevê três fases, iniciando em agosto deste ano

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Na última semana aconteceu em Santiago um painel no Centro Empresarial com professores da Universidade da Finlândia.

 

A comitiva formada por Marita Makinem, Mirka Gustaffson e Juliane Ferreira ficou na cidade durante toda a semana quando fez no auditório da URI a palestra "Novos Conceitos Sobre Educação: Fontes Para O Desenvolvimento".

 

Nos dias seguintes, visitaram visitas técnicas numa escola particular (da URI), uma escola municipal (São José), uma estadual (Thomás Fortes) e o Instituto Federal Farroupilha. Houve roda de debates com professores e pais de alunos, o que permitiu que a comitiva finlandesa visse de perto como é o dia a dia nessas instituições.

 

Os educadores agora vão construir uma proposta de aplicação prática do inovador programa educacional finlandês, que é referência mundial e que pode servir como base para a escola do futuro em Santiago.

 

O projeto prevê três fases, iniciando em agosto deste ano. A primeira será um treinamento de cinco meses com professores (50% do Estado, 30% da URI e 20% do município); a segunda fase voltada a 45 professores do ensino superior, para 2019 e a terceira fase com a comunidade, fazendo a formaçaõ de professores em serviço em seis escolas, sendo três municipais e três estaduais, além da formação de multiplicadores.

 

O painel foi acompanhado por representantes da Prefeitura, como a secretária de Educação Mara Rebelo, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sadi Gioda, a coordenadora regional de Educação, Tânia Carpes, representantes da URI e outras autoridades.

 

A visita da comitiva estrangeira foi viabilizada numa parceria entre a Agência de Desenvolvimento, Centro Empresarial, URI, IFFar e Prefeitura de Santiago.

 

 


Veja também:


18/09/2018 | 15h11min

» Educação: Projeto "Escola que Faz, professor que acontece" será defendido em congresso internacional

18/09/2018 | 15h07min

» Turismo: Porto-alegrenses ficam encantados com o Memorial da Poesia

18/09/2018 | 11h52min

» Saúde: Faltou pouco para Santiago atingir a meta de vacinação contra a polio e o sarampo


Comentários:


Voltar ao topo