No ar:
Terra Nativa - Luiz Fernando Rocha    07h00min às 08h00min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


06/03/2018 | 09h33min

Ministério da Agricultura suspende credenciais de laboratórios envolvidos na 3ª fase da Carne Fraca

Segundo as investigações, os locais são acusados de fraudar resultados laboratoriais relacionados a Salmonella, tipo de bactéria que pode até causar a morte

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

O ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirmou que suspenderá de maneira preventiva os credenciamentos dos laboratórios alvos da 3 ª fase da Operação Carne Fraca, deflagrada na manhã desta segunda (5). Os laboratórios eram credenciados à pasta e aos setores de análises da BRF, uma das maiores processadoras de proteína do mundo. Segundo as investigações, os locais são acusados de fraudar os resultados laboratoriais relacionados a Salmonella, tipo de bactéria que pode até causar a morte. O novo desdobramento da ação foi batizado de “Operação Trapaça”.

 

Com as fraudes, os laboratórios entregavam ao Serviço de Inspeção Federal dados inexistentes sobre a análise dos produtos. A suspensão dos estabelecimentos envolvidos da lista de exportadores também está entre as medidas que o ministério promete tomar, após mais um escândalo ligado a qualidade dos produtos brasileiros de origem animal. Outra medida que o ministério promete adotar é o aumento da fiscalização, com maior frequência de amostragem nas empresas suspeitas até o fim das investigações.

 

Durante a operação desta segunda, foram cumpridas 91 ordens judiciais, distribuídas pelo Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo. Um dos presos na ação foi o ex-diretor global da BRF Brasil Foods, Pedro de Andrade Faria. Outras pessoas ligadas à empresa também foram detidas, como o ex-vice-presidente Hélio Rubens Júnior e o gerente jurídico Luciano Bauer.

 

O ministério reforça que a presença da Salmonella é comum em carne de aves, já que faz parte da flora intestinal dos animais. Entretanto, relembra que os procedimentos adequados de preparo e consumo minimizam as chances de infecção.


Veja também:


18/09/2018 | 15h11min

» Educação: Projeto "Escola que Faz, professor que acontece" será defendido em congresso internacional

18/09/2018 | 15h07min

» Turismo: Porto-alegrenses ficam encantados com o Memorial da Poesia

18/09/2018 | 11h52min

» Saúde: Faltou pouco para Santiago atingir a meta de vacinação contra a polio e o sarampo


Comentários:


Voltar ao topo