No ar:

Ouvir!     Fale com o locutor

» Geral » Educação


12/03/2017 | 12h11min

MEC determina fim do Enem por escola; prova foca na seleção do ensino superior

Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos poderiam usar o desempenho no Enem para receber o diploma do ensino médio

O Ministério da Educação (MEC) anunciou medidas que fortalecem o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas como prova de seleção para o ensino superior. Este ano, o exame deixa de certificar o ensino médio. Além disso, a pasta decidiu não mais divulgar os resultados do Enem por escola.

 

Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos poderiam usar o desempenho no Enem para receber o diploma do ensino médio. Para isso precisavam alcançar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação. Cerca de 11% dos inscritos conseguiam esse resultado anualmente e obtinham a certificação.

 

Agora, a certificação será feita exclusivamente pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), aplicado atualmente no Brasil e no exterior. “É o exame adequado para este fim”, diz a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.

 

A pasta também decidiu pelo fim da divulgação do Enem por escola, que até o ano passado era divulgado no segundo semestre do ano seguinte à aplicação do exame. A intenção era que as escolas tivessem acesso às informações sobre a atuação dos estudantes nas provas do Enem e pudessem reforçar o ensino em determinados conteúdos. As escolas tinham poderiam conhecer as médias de qualificação dos candidatos, assim como a porcentagem de estudantes participantes e o desempenho deles em cada uma das provas.

 

EBC


Veja também:


30/05/2017 | 09h11min

» Denúncia: Ladrões furtam cofre, veículo e R$ 100 mil em dinheiro e cheques de uma empresa em Santiago

30/05/2017 | 09h06min

» Polícia: Casal é atingido por vários tiros na saída de um baile

30/05/2017 | 08h45min

» Polícia: Ossada provavelmente humana é localizada numa sanga no centro de Santiago


Comentários:


Voltar ao topo