No ar:
Santiago Rural - Paulo Pinheiro    05h00min às 05h30min

Ouvir!     

» Geral » Pecuária


01/06/2018 | 14h15min

Manejo correto da pastagem garante mais rendimento para o gado

Observação é do mestre em zootecnia e engenheiro agrônomo Marcelo Gomes Steiner, da Emater-Santiago

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Independente do tipo de animal que utilizará a pastagem, os princípios básicos de manejo são os mesmos e valem para qualquer pastagem, em qualquer lugar do mundo. A observação é do mestre em zootecnia e engenheiro agrônomo Marcelo Gomes Steiner , da Emater-Santiago.

 

Segundo ele, estes princípios giram em torno da administração de dois processos aparentemente conflitantes: as plantas necessitam de folhas para crescer, e os animais, das folhas para se alimentarem.  Para conseguir sucesso nestes dois processos juntos, o produtor tem que tentar manter o equilíbrio.

 

O manejo que visa aumentar a produção de forragem se inicia na escolha das espécies forrageiras de boa qualidade, e se estende pela necessidade de se oferecer condições adequadas de crescimento a elas. A fertilização e o manejo da área foliar são os elementos centrais determinantes do crescimento da pastagem.

 

Steiner acrescenta que assim como os animais, as plantas também tem suas exigências. Os erros comuns na condução de uma pastagem podem ser evitados atendendo-se os dez mandamentos de uma boa pastagem.

 

São eles: o produtor não deve economizar em sementes ou mudas;  entender que as plantas precisam ser alimentadas para produzir;  não deve colocar os animais na pastagem antes do tempo;  deve entender que a capacidade de suporte de uma pastagem significa a quantidade de animais que pode colocar nela;  não deve reclamar que não tem pasto;   deve saber que as pastagens necessitam de folhas para crescer;   não deve ignorar ou subestimar o campo nativo;   deve permitir aos animais consumirem o que eles mais gostam;  conhecer e respeitar o zoneamento agroclimático e entender a relação entre taxa de lotação e o desempenho dos animais.


Veja também:


17/10/2018 | 15h11min

» Segurança: Descarga elétrica deixa militares da 11ª Ciacom de Santiago, feridos

17/10/2018 | 15h04min

» Região: Jaguari é a primeira cidade da região a receber família de venezuelanos

17/10/2018 | 13h32min

» Trânsito: "Irresponsável e inconsequente", diz prefeito de Santiago sobre motoristas que abusam da velocidade vias urbanas da cidade


Comentários:


Voltar ao topo