No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    00h00min às 04h59min

Ouvir!     

» Geral » Meio Ambiente


19/01/2017 | 10h06min

Lixões colocados à beira de estradas e rodovias preocupam agentes de saúde em tempos de combate ao mosquito da dengue

Secretária da saúde, Gisele Ribeiro chama atenção da população para a infestação que agora, está em toda a cidade

Sábado é Dia de Faxina. O slogan é de uma campanha do Ministério da Saúde de combate a dengue e a Rádio Santiago reforça sua participação, junto com a Secretaria Municipal da Saúde no combate ao mosquito aedes aegypty.  No município, em especial, existem vários locais  estratégicos que estão sendo monitorados e pulverizados pelos agentes da Vigilância Epidemiológica, coordenados pela enfermeira Bruna Oliveira.

 

A secretária da saúde, Gisele Ribeiro chamou atenção da população para a infestação do mosquito que agora, está em  toda a cidade, com incidência para mais ou para menos em alguns que já vem recebendo atenção especial das equipes.  Junto com os agentes estão aproximadamente 60 militares do Exército Brasileiro.

 

Mas o controle depende muito da participação de todos. Eliminar qualquer possibilidade de água parada, mesmo numa casa de ovo, é tarefa de toda a população. As instituições sugerem 10 minutos para verificar pátios, áreas de serviço em prédios e postos de luz, assim como as marquises. O objetivo é evitar o primeiro caso de dengue, Zika  ou Chikungunya. Uma das preocupações são os lixões colocados à beira de estradas e rodovias, do tipo latas e pneus.

 

O mosquito da dengue tem uma peculiaridade que se chama “discordância gonotrófica”, que significa que é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. Há relato de que um só mosquito da dengue infectivo transmitiu dengue para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia.

 

 As fêmeas costumam picar o ser humano na parte do começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, porque costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.


Veja também:


18/04/2024 | 16h53min

» : Apostas online só poderão ser pagas por PIX, transferência ou débito

18/04/2024 | 16h51min

» : Governo lança Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

18/04/2024 | 16h45min

» : Análise aponta perfil dos óbitos por dengue no RS em 2024


Comentários:


Voltar ao topo