No ar:
Jornada Esportiva - Rede Gaúcha Sat    14h00min às 18h00min

Ouvir!     

» Geral » Cultura


27/03/2018 | 08h55min

Livros só trazem benefícios para o desenvolvimento das crianças

Pediatra destaca que os pais devem ter o hábito de ler, para que o filho seja estimulado

Ler é tudo de bom. Foto: Ieda BeltrãoLer é tudo de bom. Foto: Ieda Beltrão

Fazer com que o filho leia não é uma receita de bolo. Porém, segundo o pediatra do Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Renato Santos Coelho, existem muitas maneiras de estimular as crianças a gostarem de livros. Uma delas, e talvez a principal delas, é dar o exemplo para os pequenos e ler rotineiramente.

 

- Um ponto importante é que os pais gostem de ler e leiam no dia a dia. Não adianta estimular a leitura e não fazer isso. É como orientar a criança para uma alimentação saudável, mas raramente comer legumes e verduras na frente do filho. Os modelos para as crianças são os pais, que podem ter o hábito de abrir jornais e livros na frente dos pequenos. Além disso, uma dica que é importante é contar histórias, como uma rotina de contação de histórias em casa – salienta.

 

Segundo o pediatra, para estimular o filho, é essencial chamar atenção para a história sendo contada, pedindo que a criança participe.

 

- Já está comprovado que contar histórias, estimular a leitura e a criança seguir lendo é importante para o desenvolvimento, para a fala, a comunicação e para a criatividade dela. Esta criança vai ser mais criativa na escola e terá um processo educativo mais completo – relata.

 

Na segunda-feira (2), será comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil 2018. O médico aconselha que, para crianças com até dois anos sejam usados livros com poucas páginas, para que a criança possa manusear sem estragar. Além disso,o ideal é que as publicações sejam adequadas a cada faixa etária contendo histórias que ajudem a perceber o ambiente que vivem.


Veja também:


16/12/2018 | 12h10min

» Economia: Natal deve movimentar R$ 34,5 bilhões no comércio, aponta CNC

16/12/2018 | 12h08min

» Loteria: Mega-Sena tem prêmio estimado de R$ 48 milhões no próximo sorteio

15/12/2018 | 17h24min

» Meio Ambiente: Meio Ambiente e moradores do Vila Rica pegam junto na revitalização do Parque da Lagoa


Comentários:


Voltar ao topo