No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    22h00min às 23h59min

Ouvir!      Fale com o locutor/mural

» Geral » Saúde


13/09/2017 | 14h57min

Implantação do teleoftalmo em Santiago deve garantir melhor atendimento aos pacientes

Atualmente o município transporta para Faxinal do Soturno, duas vezes na semana, mais de 25 pessoas. Com o teleoftalmo a demanda deve ser reduzida.

Pesquisadora do Hospital Moinhos de Vento, fonaudióloga Taís de Campos Moreira, apresenta o projeto. Foto: DivulgaçãoPesquisadora do Hospital Moinhos de Vento, fonaudióloga Taís de Campos Moreira, apresenta o projeto. Foto: Divulgação

A implantação do teleoftalmo  em Santiago, numa parceria entre a Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde vai garantir um melhor atendimento à população. De acordo com a secretária municipal da saúde, Giselle Kolinski Ribeiro através do projeto, serão implantadas sedes em sete municípios, entre eles Santiago.

 

Nas sedes acontecerão o telediagnóstico com salas equipadas com médicos  e técnicos de enfermagem que estarão, via internet, orientando os pacientes para a realização de exames oculares. Cada paciente deverá deixar a sala de consulta com no mínimo, sete diagnósticos.

 

Giselle lembra que atualmente o município transporta para Faxinal do Soturno, duas vezes na semana, mais de 25 pessoas. Com o teleoftalmo a demanda deve ser reduzida.

 

O serviço será ofertado no Centro Materno Infantil, com investimentos de mais de R$ 500 mil patrocinados pelo hospital Moinhos de Vento, dentro de sua atividade filantrópica. Com previsão de início em novembro, o objetivo é aumentar o acesso da população aos diagnósticos oftálmicos considerada uma demanda reprimida, não só em Santiago, mas em todo o Estado.

 

A secretária municipal da Saúde recorda que hoje são oferecidas 727 consultas em todo o RS. Com o Teleoftalmo  somente Santiago estará ofertando por mês 528 consultas (cerca de 24 consultas por dia e três telediagnóstico  por hora), considerando importante avanço local e regional.


Veja também:


22/11/2017 | 09h49min

» Cidadania: Novo modelo de certidão de nascimento permite inclusão de nome de padrasto

22/11/2017 | 09h40min

» Economia: Preço das hortaliças aumenta em outubro; frutas ficam mais baratas

22/11/2017 | 09h34min

» Loteria: Acumulada, Mega-Sena pode pagar 50 milhões nesta quarta-feira


Comentários:


Voltar ao topo