No ar:
Pátria e Querência - Marco Antônio Nunes e Marcelo Peronio Ramos    16h00min às 17h00min

Ouvir!     

» Geral » Meio Ambiente


24/02/2018 | 12h40min

Famílias se sustentam com a reciclagem do lixo em Santiago

Vinte e oito famílias atuam na usina de reciclagem localizada no Rincão dos Viana

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Vinte e oito famílias atuam na usina de reciclagem localizada no Rincão dos Viana e a boa noticia para o mês de janeiro, segundo a titular da secretaria municipal de Meio Ambiente, Andriele Martins, é de que foram coletadas nas residências 22 toneladas de resíduos seco. Já na triagem e separação, foram economizadas 86 toneladas de lixo que são levadas de Santiago para Santa Maria.

 

Andriele observa a importância da separação dos resíduos em casa para facilitar a vida dos coletores. Lembra que além das 28 atuantes na usina, outras oito famílias se sustentam na Arpes, fora os quase 15 catadores informais.

 

A secretária destacou que a atividade ligada aos resíduos está baseada em três eixos: social (com a geração de renda); o material reciclado (que deixa de ir para o meio ambiente) e os gastos (com o transporte do lixo inservível). Hoje podem ser objeto de reciclagem o  papel, metal, papelão, vidro, plástico, alumínio, entre outros. Andriele  alerta que no caso do vidro é importante que a embalagem seja identificada para evitar acidentes com os catadores.

 

Sobre os pneus em desuso, a secretaria de Meio Ambiente  faz o  recolhimento de  forma periódica no município, em convênio com borracharias, mecânicas e  revendas  que levam até o local onde geralmente fica estacionado o caminhão  da empresa  Reciclanip, de Canoas, que faz o aproveitamento industrial dos pneus, que são transformados em gramado sintético ou material asfáltico. Geralmente nestas ocasiões a comunidade em geral também pode descartar pneus usados.


Veja também:


18/12/2018 | 15h10min

» Oportunidade: Inscrições para o concurso do Banrisul abrem nesta quarta-feira

18/12/2018 | 13h37min

» Trânsito: Tratorista embriagado provoca acidente em Bossoroca

18/12/2018 | 13h34min

» Trânsito: PRF flagra pessoas dentro de furgão de caminhão, junto com mercadorias


Comentários:


Voltar ao topo