A Secretaria de Desenvolvimento Social ressalta da importância de todas as famílias inscritas no Cadastro Único manterem sempre os seus dados atualizados. Sempre que houver alguma mudança na situação, é preciso informar a secretária. Devem ser comunicadas as seguintes situações: nascimento ou morte de algum familiar, saída de um um integrante para outra casa, mudança de endereço, aumento ou diminuição da renda. Mesmo sem mudança na família, o cadastro deve ser atualizado a cada 2 anos, obrigatório.
Pra que serve?
O Cadastro Único é usado para identificar potenciais beneficiários dos programas sociais, no entanto é necessário que o cadastro esteja atualizado para ter acesso aos seguintes programas:
Bolsa Família
Benefício de Prestação Continuada (BPC Deficiência e Idoso);
Programa Minha Casa Minha Vida;
Tarifa Social de Energia Elétrica;
Carteira do Idoso;
Serviços Assistenciais, Benefícios Eventuais, participar dos grupos e das ações dos CRAS.
Documentos necessários
A pessoa que possui o Cadastro Único e que recebeu o chamamento através das escolas ou do seu ESF, deve comparecer na Secretaria de Desenvolvimento Social ou no CRAS do seu território para fazer a atualização, munidas de sua documentação e de todos os membros da família:
Identidade, CPF, Título de Eleitor (acima de 16 anos);
Certidão de Nascimento ou Casamento;
Carteira de Trabalho (assinada ou não);
Comprovante de Renda, pensão, aposentadoria, seguro-desemprego, bloco de Produtor;
Comprovante de residência.