No ar:
Amanhecer nos Pampas - Luiz Fernando Rocha    05h30min às 06h45min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Geral » Segurança


20/02/2017 | 15h21min

Extensão territorial e efetivo estão entre as principais dificuldades da patrulha do abigeato

Em 2016, Itacurubi ficou em primeiro lugar com 30 ocorrências de furto de animais

Abigeato é um desafio para a polícia. Foto: Ieda BeltrãoAbigeato é um desafio para a polícia. Foto: Ieda Beltrão

Extensão territorial e efetivo estão entre as principais dificuldades da patrulha do abigeato, desenvolvida pela Brigada Militar de Santiago em toda a área de ação do 5º Regimento de Polícia Montada, associada ao desgaste natural da viatura, utilizada em estradas sem pavimentação e com buracos.

 

Segundo o comandante do 1º Esquadrão, tenente  Auilson Sinval Machado Flores,  apesar disso o trabalho é desenvolvido pela guarnição formada por três policiais, que inclusive conhecem bem a região, o que facilita o trabalho quando necessário, contando com a participação das guarnições de cada cidade e do Setor de Inteligência da Polícia  Civil.

 

Outro aliado para agilização da patrulha é a informação dos proprietários ou das comunidades rurais, tanto para a questão do roubo de gado, como de outros crimes.O policiamento rural sempre conta com isso para poder transitar onde os delitos  são mais evidentes.

 

O registro tardio de uma ocorrência de nada ajuda os policiais. Já houve caso de um proprietário rural registrar 15 dias após, o abate de um animal bovino na propriedade. Anderson Bitencourt Flores da sessão de Comunicação Social do 5º Regimento de Polícia Montada disse que os casos de abigeato diminuíram na região.

 

 Em 2015, a BM registrou 174 ocorrências e em 2016, 111 registros nos 10 municípios que compõe a área de ação do 5º RPmon, correspondendo menos de 10% do total de ocorrências atendidas pela BM na região./  Apesar disso é um crime que preocupa, por causar prejuízos com a revenda abaixo do mercado, além de uma questão de saúde pública pela revenda da carne, sem inspeção.

 

Em 2016, o município de Itacurubi (cujo rebanho bovino é 32.232 cabeças) ficou em primeiro lugar com 30  ocorrências de furto abigeato; em segundo – São Francisco de Assis (rebanho de  196.503 cabeças, com 25 casos; em terceiro lugar  Unistalda e Santiago, com 12 registros. Somente em Santiago o rebanho bovino é de mais de 203 mil cabeças de gado e em quarto lugar  a cidade de Cacequi, com 10 registros de furto/abigeato. Bitencourt lembra que o levantamento é feito pelo número de registros e não pelo número de cabeças furtadas.

 

Não estão incluídos nestes dados, os registros efetuados diretamente na Polícia Civil. A Área de abrangência do 5º Regimento de Polícia Montada é formada pelas cidades de Santiago (sede), Capão do Cipó, Unistalda, Itacurubi, Cacequi, Jaguari, Nova esperança do Sul, Mata, São Vicente do Sul e São Francisco de Assis.


Veja também:


29/03/2017 | 14h30min

» Tráfico: Jovem é preso por tráfico de drogas no bairro São Jorge, em Santiago

29/03/2017 | 09h33min

» Turismo: Rodrigo Neres, realiza aula inaugural do Curso de Gestão de Turismo em Santa Maria

28/03/2017 | 16h48min

» Educação: Turismo: estudantes poderão concorrer a 10 mil vagas em ensino técnico


Comentários:


Voltar ao topo