No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    00h00min às 04h59min

Ouvir!     

» Geral » Clima


20/05/2022 | 11h03min

Empresa Climatempo apresenta sistema de prevenção a representantes da defesa civil da região

Coronel Rodrigo Dutra enfatizou que seria importante todos os municípios terem um projeto de monitoramento e alerta para desastres

Integrantes da Defesa Civil da região se reuniram com representante da Climatempo. Foto: DivulgaçãoIntegrantes da Defesa Civil da região se reuniram com representante da Climatempo. Foto: Divulgação

Representantes da Defesa Civil de toda a região participaram de uma reunião em Santa Maria com o consultor de projetos governamentais da Climatempo, coronel Rodrigo Dutra, para tratar de soluções técnicas para monitoramento e alerta meteorológico dos municípios, dando possibilidades maiores de prevenção e respostas a desastres.

 

O coronel Rodrigo Dutra enfatizou que seria importante todos os municípios terem um projeto de monitoramento e alerta para desastres, pois é no município que ocorrem os principais eventos climáticos como inundações, temporais e estiagens, por exemplo. Para contratar o serviço, o investimento fica entre R$ 20 mil e R$ 50 mil por ano, conforme a quantidade de pontos de monitoramento necessários contratados para abranger a área territorial desejada.

 

Entre os dados que podem ser emitidos pelo Sistema de Monitoramento e Alerta: volumes das chuvas, intensidade e direção dos ventos, formação de nuvens com descargas atmosféricas, informações sobre estiagens e secas prolongadas, acionamento de socorro e evacuação, entre outros. O sistema pode ter aplicação útil nos sistemas de energia, agricultura, seguro, políticas públicas, sistemas financeiros, na mídia e outros.

 

Além de Santiago, participaram do encontro representantes da Defesa Civil de Quevedos, Júlio de Castilhos, Itaara, Salto do Jacuí, Jaguari, Nova Esperança, Pinhal Grande, Dona Francisca, Dilermando de Aguiar, Nova Palma e São João do Polêsine.


Veja também:


26/06/2022 | 10h30min

» Polícia: BM de Santiago prende homem por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo em Itacurubi

26/06/2022 | 06h05min

» Loteria: Quina de São João teve 11 ganhadores; confira os números

25/06/2022 | 17h47min

» Internacional: Rússia conquista Sievierodonetsk após combate sangrento


Comentários:


Voltar ao topo