No ar:
Pátria e Querência - Marco Antônio Nunes e Marcelo Peronio Ramos    16h00min às 17h00min

Ouvir!     

» Geral » Agricultura


27/07/2018 | 10h40min

Drástica diminuição de área plantada de trigo em Santiago chama atenção da Emater

Muitos produtores abandonaram o plantio pela baixa remuneração e risco muito alto de perdas

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A chuva acumulada no mês até ontem foi de 53 milímetros. Não é considerado um volume muito elevado, mas como é inverno não está fazendo falta, estando dentro dos padrões de necessidade das culturas.

 

Quanto ao inverno, por estar sendo uma estação bem definida, o período é benéfico para várias culturas,  tais como: parreiras e frutíferas.

 

Conforme o engenheiro agrônomo, Otávio Mendonça Poleto da Emater, o frio abaixo de sete graus é de extrema importância para estas culturas fazendo com que as mesmas entrem em dormência completa e ofereçam maior produção no verão.

 

Por outro lado o frio influencia negativamente para as pastagens nativas e perenes que apresentam baixa produção de qualidade por causa da geada. As pastagens de inverno já estão semeadas, com bom desenvolvimento vegetativo.

 

O que está chamando atenção da Emater é a drástica diminuição de área plantada de trigo em Santiago que caiu quase pela metade. Muitos produtores abandonaram o plantio pela baixa remuneração e risco muito alto de perdas. Hoje em Santiago foram plantadas 3.730 hectares, contra as mais de 6 mil semeadas no ano passado.

 

 Apesar do frio o que está prejudicando as lavouras de trigo e pastagem é a falta de sol, considerado o “combustível das plantas”.

 


Veja também:


19/09/2018 | 15h02min

» Meio Ambiente: Secretaria de Meio ambiente faz recolhimento de lixo eletrônico no interior, nesta segunda

19/09/2018 | 11h01min

» Tradicionalismo: 17 entidades entram na avenida Júlio de Castilhos deste 20 de Setembro

19/09/2018 | 09h49min

» Meio Ambiente: Rio começa a multar comerciantes por uso de canudo de plástico


Comentários:


Voltar ao topo