No ar:
Terra Nativa - Luiz Fernando Rocha    07h00min às 08h00min

Ouvir!     

» Geral » Educação


20/02/2018 | 14h18min

Da Finlândia para Santiago: comitiva esteve na URI

Professoras passam por diversas instituições

Marita, Juliene e Mirka. Foto: Lyege Baier​/DivulgaçãoMarita, Juliene e Mirka. Foto: Lyege Baier​/Divulgação

O Grupo Santiago Crescemos Juntos, do qual a URI Santiago participa, promove, na cidade de Santiago, uma visita de comitiva da Finlândia- país número um em educação, para que apresentem o sistema de ensino finlandês e o trabalho da Finland University em diferentes países. A comitiva é integrada pelas professoras Juliene Ferreira, Marita Makinem  e Mirka Gustaffson. Elas ficam até esta quarta-feira (21) na região.

 

Na segunda (19), a URI Santiago recebeu a comitiva já pela manhã, quando ocorreu reunião de trabalho com a direção e visita a alguns locais da universidade. Às 17h, houve reunião com membros do projeto Santiago Crescemos Juntos, autoridades e convidados, no auditório. A professora Mirka apresentou o trabalho da Universidade da Finlândia em diferentes países.

 

Na sequência, às 19h, aconteceu a palestra ‘Novos Conceitos Sobre Educação: Fontes Para O Desenvolvimento”, com a professora Marita, no salão de atos. Em ambas, houve a participação da professora Juliene. O professor Renato Oliveira também participou, introduzindo a importância do trabalhos das professoras em Santiago/região. O intérprete foi o professor da Escola da URI, João Carpes. Além das autoridades e entidades locais, estiveram na URI Santiago a reitoria da URI, Instituto Federal Farroupilha- câmpus São Vicente, Coordenadorias de Educação  de São Borja e Santa Maria,  Câmara dos Deputados, Sebrae Regional, Univates,  Unifra, Universidade de Tampere, Smart City, além das secretarias da educação de Jaguari e Nova Esperança.

 

A comitiva da Finlândia passará ainda pela Escola da URI, Escola Municipal São José , Escola Estadual Tomás Fortes, IFF- São Vicente, etc.

 

Marita Makinem é professora titular e vice-diretora da Faculdade de Educação, PHD na área de educação, com 20 anos de experiência na pesquisa e ensino na formação superior de professores na Universidade de Tampere. Tem atuado ainda nas áreas de liderança na educação e educação inclusiva. Está à frente de todo treinamento da formação de professores da educação básica da Finlândia e é membro do conselho para a reforma curricular para a inclusão escolar.

Mirka Gustaffson é coordenadora de projetos transnacionais da Universidade da Finlândia e representante oficial da educação transnacional da Universidade de Tampere. Trabalha com operações transnacionais desde 2012. Sua formação acadêmica é na área das ciências biológicas e atuou anteriormente para a academia da Finlândia para o desenvolvimento de pesquisa e para o Ministério da Educação Finlandês.

Juliene é doutora em psicologia pela USP. Trabalhou como professora da Universidade Federal de Uberlândia, atuando diretamente na área de psicologia educacional, educação especial e formação de professores. Atualmente faz seu pós-doutorado na faculdade de educação da Universidade de Tampere.


Veja também:


18/06/2018 | 22h00min

» Contrabando: Mercadorias estrangeiras são apreendidas em Santiago

18/06/2018 | 20h37min

» Saúde: Mudanças para incluir na rotina fitness e na dieta nos dias de frio

18/06/2018 | 16h26min

» Política: Eleições: outdoors, banners, cavaletes e outras formas de propaganda nas ruas estão proibidas


Comentários:


Voltar ao topo