No ar:
A Voz do Brasil - EBC Serviços    19h00min às 20h00min

Ouvir!     

» Geral » Meio Ambiente/Trânsito


22/09/2014 | 15h19min

Corte de mais de oito mil pinus ao longo da BR 287 será discutido em audiência pública

Técnicos fazem estáo trabalhando no Estudo de Impacto Ambiental que vai apontar os pros e contras de tal ação

O corte 8,5 mil pinus existentes às margens da BR 287 despertou preocupação nos órgãos ambientais de Santiago. De acordo com o engenheiro agrônomo Dairton Lewandowiski a situação atual, em relação ao assunto é de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental por técnicos capacitados sobre o que representará o corte destas árvores.

 

Posteriormente o Relatório de Impacto Ambiental - Rima deverá ser apresentado durante audiência pública que será convocada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente para que todos fiquem por dentro dos pros e contras o corte destas árvores.

 

Conforme Lewandowiski, as pessoas terão oportunidade de questionar os técnicos sobre o assunto. Lewandowiski admite que alguns pinus devem ser cortados pois estão próximos da rodovia e crescendo desordenadamente. O pinus é considerado pelos ambientalistas como uma planta invasora e de crescimento rápido.

 

O presidente do Conselho de Proteção ao Meio Ambiente, José Luis Dalosto está encaminhando documento ao órgão especializado em Santa Maria para saber qual a situação dos prazos para o estudo e elaboração do  Rima, lembrando que pode haver outros meios, senão o corte das árvores.

 

O presidente da União Santiaguense de Proteção Ambiental- Uspam, Albino Lambert disse que ninguém é contra os pinus, mas sim verificar o local onde estão plantados.

 

Durante longos os debates verificou-se que não se trata apenas de retirar árvores por estar potencializando  danos no trânsito, mas sim da reeducação de toda a sociedade. Sobre os acidentes de trânsito, do tipo choque em árvores, o professor Lambert  salientou que o carro é que está sendo mal usado pela prática do excesso de velocidade.

 

Diante disso pediu à sociedade que tenha tranquilidade para argumentar quando chamada para a audiência pública de apresentação do Relatório e do Estudo de Impacto Ambiental.


Veja também:


16/04/2024 | 17h14min

» : Oficina dos fios começa a ser realizada em Santiago

16/04/2024 | 17h09min

» : Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

16/04/2024 | 17h00min

» : Seu imposto de renda pode ajudar crianças e idosos


Comentários:


Voltar ao topo