No ar:

Ouvir!      Fale com o locutor/mural

» Geral » Saúde


18/07/2017 | 15h37min

Confirmado caso de leptospirose em Santiago

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Bruna Oliveira, o paciente é do bairro Ana Martins Bonato

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Confirmado caso de leptospirose em Santiago.Trata-se  de uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem. Tem  evolução rápida e quadros severos, que podem levar ate a morte. Começa com dor no corpo, náuseas e febre alta.

 

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Bruna Oliveira, o paciente é do bairro Ana Martins Bonato. O caso desencadeou um trabalho de conscientização da população através do Cras, para medidas simples como: lavar bem as mãos (antes e após cada refeição), com atenção especial às crianças, já que a urina do rato pode estar em qualquer objeto e até na contaminação da água, causando a doença.

 

Bebidas em latinha, principalmente, precisam ser higienizadas. O ideal é que o liquido seja servido em copos, ou ingerido através de canudinhos. Muitos casos de leptospirose foram contraídos numa simples latinha. Bruna salientou que são cuidados mínimos que também se estendem aos alimentos, no sentido de prevenção. A doença é tratável e tem exame específico.  A coleta é feita pela Secretaria da Saúde e enviada para Porto Alegre, e tem diagnóstico rápido para início do tratamento correto.

 

Hoje às seis da tarde toda a equipe do Cras- Ana Bonato estará reunida, juntamente com técnicos da saúde e comunidade em geral, para falar sobre a leptospirose e a prevenção, e a forma melhor de estocagem do lixo seco feito pelos catadores.  Encontro neste sentido deverá ocorrer em todas as Estratégias de Saúde da Família.


Veja também:


10/12/2017 | 14h16min

» Economia: Índices apontam melhora da economia, mas consumidor ainda está receoso em gastar

10/12/2017 | 14h15min

» Loteria: Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 33 milhões

10/12/2017 | 14h10min

» Gente: Morre a atriz Eva Todor, aos 98 anos


Comentários:


Voltar ao topo