No ar:

Ouvir!      Fale com o locutor/mural

» Geral » Clima


14/10/2017 | 08h08min

Começa o horário de verão; encerra no dia 18 de fevereiro

Mudança serve para aproveitar o maior período de luz solar possível para que se possa economizar energia

Sol até mais tarde. Foto: Ieda BeltrãoSol até mais tarde. Foto: Ieda Beltrão

A meia-noite de sábado para domingo, os brasileiros de 10 estados e do Distrito Federal deverão adiantar o relógio em uma hora por conta do horário de verão. O ajuste vale para moradores da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A mudança serve para aproveitar o maior período de luz solar possível para que se possa economizar energia. Com isto, o leste do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia ficam com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília, enquanto Acre e oeste do Amazonas ficam com três horas a menos.

 

Segundo o chefe da Divisão do Serviço da Hora do Observatório Nacional (ON), Ricardo Carvalho, a duração do dia é maior nas áreas distantes da linha do equador, que divide a Terra entre os hemisférios Norte e Sul, como as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Ele explica que quanto mais ao Sul, os dias tendem ter uma maior variação ao durante o ano, sendo mais longos no verão e mais curtos no inverno.

 

"Nas regiões próximas à linha do Equador, a duração do dia varia muito pouco durante o ano. Enquanto que abaixo do Trópico de Capricórnio os ganhos são relevantes. Por isto que estes Estados passaram a adotar o horário de verão de forma permanente. Aqui, por exemplo, no Rio de Janeiro, em 1º de julho deste ano, a duração do dia foi de 10 horas e 45 minutos no inverno. No verão, mais especificamente 1º de dezembro de 2017, a duração do dia no Rio de Janeiro será de 13 horas e 07 minutos."

 

Apesar de o ano passado terem sido economizados quase R$ 160 milhões com a medida, uma pesquisa feita pelo Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico concluiu que o horário de verão não é tão eficiente como já foi no passado. Isto fez com que o governo avaliasse se haveria ou não a adesão neste ano. Bom, para este ano, ficou confirmado que vai ter horário de verão, porém, para os próximos anos, a medida ainda não foi confirmada. A mudança vai ser adotada até 18 de fevereiro de 2018.


Veja também:


23/11/2017 | 16h37min

» Moda: Coque com lenço é a nova onda do verão

23/11/2017 | 16h10min

» Solidariedade: Apae de Santiago vai promover o Dia do Doar

23/11/2017 | 15h56min

» Agenda: "Partiu Ernesto Alves" neste domingo


Comentários:


Voltar ao topo