No ar:
A Voz do Brasil - EBC Serviços    19h00min às 20h00min

Ouvir!     

» Geral » Agricultura


13/02/2017 | 10h33min

Colheita de milho é favorecida pelo clima de umidade ideal no estado

Condições de tempo permitem o avanço do colhimento, que chega a 35% da área semeada no cedo

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Os produtores de milho estão acelerando a colheita no Rio Grande do Sul com o objetivo de retirar a maior área possível em função do início da colheita da soja, preferencial entre as culturas. As condições de tempo permitem o avanço do colhimento, que chega a 35% da área semeada no cedo, chegando a 8,5 e 12 toneladas por hectare em algumas regiões, considerado acima das expectativas.

 

O produto, de ótima qualidade e sem apresentar índice significativo de grãos avariados, é colhido dentro dos parâmetros ideais de umidade. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado esta semana, as lavouras de milho estão 25% maduras e por colher, 30% em enchimento de grãos, 5% em floração e outras 5% em germinação.

 

Em andamento final, segue o plantio das áreas do tarde (safrinha), mesmo que fora do zoneamento agroclimático (áreas semeadas no pós-fumo ou segundo plantio). No geral, as lavouras do milho do tarde germinaram e se desenvolvem muito bem, inclusive as lavouras plantadas em início de janeiro deste ano, que já estão recebendo a primeira adubação nitrogenada.

 

Em relação ao milho para elaboração de silagem (cerca de 350 mil hectares), a colheita segue para o seu término (70%), com rendimentos considerados muito bons (entre 35 e 40 toneladas por hectare), com ótima qualidade de produto final.

 

Para a soja, as condições meteorológicas têm se mostrado favoráveis às lavouras, que se encontram, a maioria, em florescimento e formação do grão (64%). O desenvolvimento é vigoroso nesse último período, em razão das chuvas intercaladas com períodos de sol. A soja plantada na resteva do milho apresenta excelente desenvolvimento vegetativo.


Veja também:


24/04/2018 | 17h26min

» Administração: Nesta quarta: interiorização da Famurs atrairá prefeitos de vários municípios a Santiago

24/04/2018 | 17h20min

» Serviço: Secretaria de Agricultura cria uma sala para o Serviço de Inspeção Municipal

24/04/2018 | 15h59min

» Segurança: Inaugurada em Santiago a delegacia especializada na repressão aos crimes rurais e abigeato


Comentários:


Voltar ao topo