No ar:

Ouvir!     

» Geral » Agricultura


03/04/2018 | 15h22min

Colheita da soja se processou de forma bastante intensa nesta última semana

Neste final de ciclo, há lavouras que apresentam ataque de lagartas

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

A colheita da soja se processou de forma bastante intensa nesta última semana, tendo aumentado 11 pontos percentuais, chegando a 20% do total semeado.

 

De acordo com o Agrolink,  baseado no Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar até quinta-feira (29), as primeiras áreas colhidas apresentaram rendimentos dentro das expectativas e variando a cada região analisada.

 

Nas localidades afetadas por falta de chuvas mais abundantes neste final de ciclo, os rendimentos variam entre 35 e 40 sacas/ha (2,1 a 2,4 mil kg/ha). Entretanto, em municípios onde as precipitações não comprometeram o desenvolvimento da cultura, os rendimentos têm ficado em torno de 60 sacas/ha (3,6 mil kg/ha). A média geral para o Estado segue ao redor dos 3 mil kg/ha.

 

Neste final de ciclo, há lavouras que apresentam ataque de lagartas. Assim, alguns produtores são forçados a entrar mais uma vez na lavoura para controlar os focos. Naquelas em estádios mais avançados, as lagartas estão atacando as folhas que restam, não conseguindo danificar vagens, o que pelo menos estanca por ora maiores prejuízos. Outro distúrbio verificado nas áreas mais tardias é a presença da ferrugem asiática, o que força os produtores a realizarem mais aplicações de fungicidas do que o esperado.


Veja também:


26/04/2018 | 11h19min

» Consumidor: Promotoria chama atenção para preços nos produtos

26/04/2018 | 11h13min

» Tecnologia: Acesso à internet por TV já é maior do que por tablet, diz IBGE

26/04/2018 | 10h57min

» Memória: Primeira "Noite do Museu" teve mais de 80 estudantes


Comentários:


Voltar ao topo