No ar:

Ouvir!     

» Geral » Comunicação


27/07/2018 | 11h13min

Celular se torna a principal forma de acessar à internet no Brasil, aponta pesquisa

Pela primeira vez na série histórica, a proporção de usuários que acessam a rede apenas pelo celular superou a daqueles que combinam celular e computador

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

De acordo com uma pesquisa produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, a conexão à internet somente pelo celular se tornou a forma mais comum de navegar na web no Brasil.

 

Segundo o coordenador da TIC Domicílios, Winston Oyadomari, no ano passado, 49% dos lares brasileiros precisavam de um celular para acessar a rede mundial de computadores. O índice foi pela primeira vez superior aos domicílios que usam tanto dispositivos móveis quanto computadores para se conectarem.

 

“O que tem chamado a atenção nesse estudo, nos últimos quatro anos, é a questão do dispositivo que o indivíduo utiliza para acessar a internet. Então em 2017, pela primeira vez, a proporção dos indivíduos que utilizam apenas telefone celular ultrapassou a proporção dos indivíduos que combinam o telefone celular com o computador.”

 

O coordenador da pesquisa alega também que esta exclusividade da conexão móvel está mais presente nas classes de menor renda. Segundo ele, enquanto na classe A o índice de domicílios com acesso à web e computador é de 98%, nas classes D e E esse índice é de apenas 7%.

 

Além disso, quando os entrevistados são questionados sobre o motivo pelo qual eles não possuem acesso à Internet, a dificuldade de pagar pelo serviço foi apontada como principal obstáculo à conexão, mencionado por 27% dos entrevistados.

 

A pesquisa TIC Domicílios 017, divulgada nesta semana, aponta ainda que o acesso à Internet nos domicílios voltou a crescer no Brasil, totalizando 42,1 milhões de lares conectados no ano passado, ou seja, 61% das residências.


Veja também:


17/11/2018 | 10h18min

» Literatura: Livro mistura suspense e fantasia em reflexão sobre violência no país

17/11/2018 | 10h16min

» Economia: União já pagou este ano R$ 3,5 bi em dívidas atrasadas dos estados

17/11/2018 | 10h14min

» Educação: Estudantes poderão renovar o Fies até o dia 23


Comentários:


Voltar ao topo