No ar:
Jornada Esportiva - Rede Gaúcha Sat    18h00min às 20h00min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Geral » Serviço


01/03/2017 | 11h07min

Carnaval de 2018 será de 9 a 14 de fevereiro; saiba como a data é definida

Para saber como é calculada a data do carnaval, basta lembrar que a festa de Momo está diretamente relacionada com os festejos católicos da Páscoa

Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilFoto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Para quem já está pensando na folia do ano que vem e pensa em se programar, a terça-feira de carnaval em 2018 vai cair em 13 de fevereiro. A festa começa na quinta ou sexta-feira anterior, 8 ou 9 de fevereiro (a depender do local), e acaba na quarta-feira de cinzas, 14. Em algumas cidades, a festa prossegue extraoficialmente até além desta data.

 

Para saber como é calculada a data do carnaval, basta lembrar que a festa de Momo está diretamente relacionada com os festejos católicos da Páscoa. A folia termina sempre 40 dias antes do domingo de Ramos, que é o domingo que antecede a Páscoa. Da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa, são 46 dias, período em que muitos cristãos fazem a Quaresma – um momento espiritual e de reflexão em que também fazem algum tipo de jejum.

 

A Quarta-feira de Cinzas representa, portanto, o primeiro dia da Quaresma Como a data é flutuante, a ela pode cair entre 4 de fevereiro e 9 de março. Já o domingo em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, ou Páscoa, sempre acontece entre 22 de março e 25 de abril.

 

Com base em relatos bíblicos e históricos, os católicos acreditam que a ressurreição de Cristo ocorreu em um dia de lua cheia, próximo ao equinócio da primavera no hemisfério Norte. Por essa razão, no ano 325, a Igreja Católica realizou o Concílio de Niceia e decidiu que a Páscoa seria celebrada sempre no domingo subsequente ao surgimento da primeira lua cheia após a chegada da primavera.

 

Assim, como o feriado da Páscoa é variável, a data do carnaval também segue essa mudança.


Veja também:


21/07/2017 | 16h49min

» Meio Ambiente: Quase dez mil litros de água são utilizados todos os dias para regar as 35 mil plantas em Santiago

21/07/2017 | 16h24min

» Agenda: Tudo pronto para a 47ª Festa do Colono e do Motorista de Santiago

21/07/2017 | 14h50min

» Vandalismo: Canteiros da praça central de Santiago amanhecem cheios de garrafas de bebida


Comentários:


Voltar ao topo