No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    22h00min às 23h59min

Ouvir!     

» Geral » Semana Farroupilha


10/09/2014 | 10h41min

Capão da Batalha é atração histórica e turística em Capão do Cipó

No local foi morto em batalha o general Gumercindo Saraiva, em 1894

Capão do Cipó sediou pela segunda vez  em sua história ( a 1ª foi em 2004), a distribuição da Centelha da Chama Crioula a representantes de 12 municípios da 10ª Região Tradicionalista ( Santiago, Unistalda, São Vicente, Cacequi, Mata, São Francisco, Itacurubi, Manoel Viana, Toropi, Jaguari e Nova Esperança). O evento ocorreu no Capão da Batalha.

 

O local é considerado histórico e turístico pois foi ali que tombou, em 1894, o general Gumercindo Saraiva, morto em combate durante a Revolução Federalista. No dia 10 de agosto morreu com um tiro no tórax, de tocaia, antes de iniciar a Batalha do Carovi, no lugar que ficou conhecido como Capão da Batalha.

 

Numa guerra de barbáries em ambos os lados, dois dias depois de enterrado, no cemitério Santo Antônio de Capuchinhos, atual município de Itacurubi, seu corpo foi retirado da cova, teve a cabeça decepada e levada em uma caixa de chapéus ao governador Júlio de Castilhos. Seu corpo, mais tarde, foi levado e sepultado no cemitério municipal de Santa Vitória do Palmar, sem a cabeça.

 

Resgate histórico

 

A secretária de Educação de Capão do Cipó, Adelaide Alcântara, destacou a importância do município sediar um evento desta grandeza. "Temos que resgatar a história do general Gumercindo Saraiva, que foi morto neste local há 120 anos".

 

Eliseu de Jesus, coordenador da 10ª Região Tradicionalista, disse que se orgulha em ver a juventude seguindo o Movimento. 


Veja também:


17/04/2024 | 17h00min

» : Planejamento de inverno já começa a ser elaborado pelo produtor rural

17/04/2024 | 11h40min

» : Conselho Tutelar atende dois casos envolvendo importunação sexual contra adolescentes

17/04/2024 | 10h56min

» : Teste para HTLV passa a ser indicado para gestantes durante pré-natal


Comentários:


Voltar ao topo