No ar:
Atualidade esportes - Sergio Ramos    11h45min às 12h00min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


10/04/2018 | 16h42min

Campanha de vacinação de prevenção à gripe iniciará no dia 23 de abril

Dia D será no dia 11 de maio. Comunidade dos grupos prioritários não precisa se precipitar porque não faltará vacina

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Os casos normais de gripe estão ocorrendo a exemplo de outros anos, mas não se caracterizam como epidemia. A observação foi feita pela enfermeira Bruna Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Santiago.

 

A campanha de vacinação de prevenção à influenza iniciará no dia 23 de abril, prosseguindo até primeiro de junho, com dia D em 11 de maio e a comunidade dos grupos prioritários não precisa se precipitar porque não faltará vacina.

 

Bruna informou que até o momento Santiago não registrou nenhum caso de gripe H1N1, salientando que a melhor forma de evitar é sempre manter as mãos limpas. Geralmente  a boca é coberta pela mão na hora de tossir e espirrar, posteriormente diversos objetos são tocados, gerando uma cadeia de contaminação pelo vírus, sendo esta a maior via de transmissão das gripes.

 

A população também precisa arejar ao máximo os ambientes e deixar entrar luz solar. O aerossol, pequenas gotículas de água provenientes da tosse e do espirro, acaba se dissipando no ar evitando a gripe e outras doenças como a tuberculose.

 

Bruna disse que a Vigilância Epidemiológica está à disposição de todos para qualquer informação a respeito de gripes, evitando com isso fontes destorcidas que podem provocar pânico na população. Voltou a afirmar que a prevenção começa pelas mãos, pedindo que as pessoas evitem, no máximo esfregar os olhos, levar os dedos na boca ou no nariz. E no caso de gripe procurar usar lenço descartável e nunca de pano. Pela condição econômica de cada um o papel higiênico pode substituir os lenços adquiridos em farmácias.

 

 


Veja também:


26/04/2018 | 11h13min

» Tecnologia: Acesso à internet por TV já é maior do que por tablet, diz IBGE

26/04/2018 | 10h57min

» Memória: Primeira "Noite do Museu" teve mais de 80 estudantes

26/04/2018 | 10h46min

» Futsal: Garotada do Bola pro Futuro brilha no futsal


Comentários:


Voltar ao topo