No ar:
Santiago Movimenta - Paulo Pinheiro    13h20min às 14h00min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


17/10/2014 | 14h08min

Autoridades sanitárias gaúchas montam plano para atender casos de ebola

Em Porto Alegre, o Samu recebeu recentemente uma ambulância preparada para atender pacientes suspeitos de Ebola

As autoridades sanitárias gaúchas montaram um plano de contenção e estão prontas para atender casos de ebola. As ações envolvem a identificação de casos suspeitos e maior atenção para viajantes que entram pelos portos e aeroportos e que tenham passado pela Guiné, Serra Leoa e Libéria, na África. 

 

O Ministério da Saúde enfatiza a importância dos profissionais da rede de atendimento avaliarem tanto a história clínica dos pacientes quanto a passagem pela região afetada para levantarem a hipótese de diagnóstico da doença. 

 

Em casos suspeitos que reúnam sintomas clínicos e estadia recente na Guiné, Serra Leoa ou Libéria, a pessoa é isolada até ser transferida para o Hospital Conceição, em Porto Alegre, que é a referência no Estado, ou diretamente para o hospital de referência nacional no Rio de Janeiro.

 

Apenas as pessoas que entrarem em contato com fluidos corporais do paciente depois do início dos sintomas podem ser contaminadas e serão monitoradas. Em Porto Alegre, o Samu recebeu recentemente uma ambulância preparada para atender pacientes suspeitos de Ebola.

 

 A partir da identificação de um caso suspeito, toda a rede de vigilância é acionada e entra em ação o protocolo, coordenado pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde do Ministério da Saúde


Veja também:


18/04/2024 | 09h23min

» : AAPECAN: Entidade que acolhe na luta contra o câncer reforça campanhas de contribuição

17/04/2024 | 17h07min

» : Forma & Saúde completou 21 anos integrando mais de 30 núcleos na cidade e interior

17/04/2024 | 17h00min

» : Planejamento de inverno já começa a ser elaborado pelo produtor rural


Comentários:


Voltar ao topo