No ar:
Terra Nativa - Luis Fernando Rocha    07h00min às 08h00min

Ouvir!      Fale com o locutor/mural

» Geral » Agricultura


10/02/2017 | 10h07min

Associação dos Fumicultores do Brasil dá início a mais campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos

Em Santiago o recebimento será no dia 20 de fevereiro, uma segunda-feira

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) dá início a mais campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos tríplice lavadas.

 

O recebimento segue cronograma previamente agendado, com suporte de cartazes, afixados em pontos referenciais das comunidades, que indicam os pontos de coleta, bem como a entrega de convite para cada produtor integrado ao sistema de produção de tabaco.

 

Os avisos lembram a passagem do caminhão na data e no horário determinado, quando uma equipe especializada executa o recolhimento das embalagens. O material é encaminhado a depósitos de recolhimento, devidamente autorizados por órgãos ambientais, que posteriormente encaminham a empresas recicladoras.

 

 Em Santiago o recebimento será feito no dia 20 de fevereiro, às 8h, no salão comunitário de Lava Pés;  10h em Boqueirão, no clube e  às 13h30min, no Paraíso, também no clube.

 

Desenvolvido desde o ano de 2000, o programa de recolhimento de embalagens vazias tríplice lavadas de agrotóxicos atinge anualmente todas as regiões fumageiras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Quando o trabalho atinge o último ponto de coleta, a tarefa é reiniciada logo em seguida. Assim, de forma gradativa, todos os fumicultores têm a oportunidade de descartar, periodicamente, as embalagens armazenadas em sua propriedade.

 

O programa do setor fumageiro, implantado de forma pioneira, traz grandes benefícios aos fumicultores. Ele vem ao encontro dos preceitos do artigo 53, do Decreto-Lei 4.074, de 4 de janeiro de 2002, que exige dos fabricantes, revendedores e consumidores destino seguro às embalagens vazias, oportunizando aos produtores de tabaco o privilégio de descartar os recipientes em pontos próximos de suas propriedades. Além dos vasilhames tríplice lavados, a coleta atinge também as embalagens flexíveis.


Veja também:


13/12/2017 | 11h19min

» Meio Ambiente: Encontro de escoteiros reúne mais de 300 no distrito de Ernesto Alves

13/12/2017 | 11h11min

» Oportunidade: Tem vaga de montador de estruturas metálicas no Sine de Santiago

13/12/2017 | 10h17min

» Segurança: Delegado Guilherme Milan faz parte da elite tática da Polícia Civil


Comentários:


Voltar ao topo