No ar:

Ouvir!     

» Geral » Saúde


28/05/2015 | 14h23min

Ações de prevenção e testes contra o câncer bucal ocorrem neste sábado, no centro de Santiago

Será instalado um gabinete odontológico na Praça Moisés Viana

Neste domingo, 31 de maio é o dia de combate ao Câncer Bucal. Em Santiago  o dia D, será neste sábado, 30,  na praça Moisés Viana com a instalação de um gabinete odontológico, com apoio do Exército Brasileiro, distribuição de panfletos e dentistas no local para fazer avaliações.

 

De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidade Odontológica (Ceo) Maria Soares, a comunidade de Santiago está sendo convidada  a participar deste evento. Todo o atendimento é gratuito e os casos suspeitos  já serão encaminhados para diagnóstico e tratamento.

 

As ações de prevenção ao câncer bucal serão das 09 às 15 horas. O câncer de boca atinge menos de 5% da população mundial, mas no Brasil esse tipo de câncer - com a forte presença do câncer labial - é mais relevante por se tratar de um país tropical, com atividades rurais que expõem os trabalhadores de forma constante aos raios solares.

 

O câncer de lábio é mais frequente em pessoas com pele branca e o lábio inferior é mais suscetível à doença do que o superior. Em outras regiões da boca, o câncer é geralmente resultado do cigarro e do álcool. O principal sintoma do câncer de boca é o aparecimento de feridas no local, que não cicatrizam no tempo normal.

 

Outros sintomas são ulcerações superficiais e indolores, com sangramento ou não, e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa oral. Dificuldades para falar, mastigar ou engolir os alimentos, com acentuado emagrecimento, dor e presença de íngua no pescoço  (linfadenomegalia cervical) são sinais de que o câncer está em estágio avançado.


Veja também:


18/04/2024 | 16h53min

» : Apostas online só poderão ser pagas por PIX, transferência ou débito

18/04/2024 | 16h51min

» : Governo lança Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

18/04/2024 | 16h45min

» : Análise aponta perfil dos óbitos por dengue no RS em 2024


Comentários:


Voltar ao topo