No ar:
Amanhecer nos Pampas - Luiz Fernando Rocha    05h30min às 06h45min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Geral » Saúde


16/03/2017 | 12h54min

Adolescentes de escolas de todo o Brasil serão incentivados a tomar vacina contra HPV e meningite C

Esse é o objetivo da parceria entre os ministérios da Saúde e Educação

Vacina protege contra doenças tão graves. Foto: Ieda BeltrãoVacina protege contra doenças tão graves. Foto: Ieda Beltrão

Adolescentes de escolas de todo o Brasil serão incentivados a tomar vacina contra HPV e meningite C. Esse é o objetivo da parceria entre os ministérios da Saúde e Educação.

 

Atualmente, quase metade dos municípios brasileiros não está em dia com a cobertura vacinal contra o HPV. São cinco milhões e meio de meninas de 9 a 14 anos com o esquema vacinal incompleto no país. A vacina só faz efeito quando são tomadas as duas doses com intervalo de seis meses.

 

Uma das propostas dos ministérios é que os estudantes apresentem, já na matrícula, a caderneta de vacinação. O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares da Silva explica.

 

O Ministério da Saúde vai enviar às escolas, materiais informativos sobre a importância da vacinação e sobre as consequências do HPV e da Meningite C. A ideia é estimular os professores a conversem com os alunos e familiares sobre o tema. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, lembrou que os adolescentes não têm o costume de procurar o sistema de saúde.

 

No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e CINCO mil mortes de mulheres devido à doença.A vacina contra HPV protege as meninas contra essas doença. E protege meninos contra o câncer de pênis.

 

Neste ano, o Ministério da Saúde incluiu os meninos de 12 a 13 anos na rotina da vacinação contra o HPV. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos de 9 anos até 13 anos.

 

Meninos e meninas de 12 a 13 anos também deverão se imunizar contra a Meningite C. O objetivo é reforçar a eficácia da vacina, já que ela pode diminuir a proteção com o passar dos anos. A vacinação também será ampliada gradativamente, entre 2017 e 2020.


Veja também:


29/03/2017 | 14h30min

» Tráfico: Jovem é preso por tráfico de drogas no bairro São Jorge, em Santiago

29/03/2017 | 09h33min

» Turismo: Rodrigo Neres, realiza aula inaugural do Curso de Gestão de Turismo em Santa Maria

28/03/2017 | 16h48min

» Educação: Turismo: estudantes poderão concorrer a 10 mil vagas em ensino técnico


Comentários:


Voltar ao topo