No ar:
Santiago Atualidade - Paulo Pinheiro    10h00min às 11h45min

Ouvir!     

» Entretenimento » Novela


14/07/2017 | 15h57min

"A força do querer: Ivana passará por transformação

Ivana vive drama. Foto: Divulgação/GloboIvana vive drama. Foto: Divulgação/Globo

Na nova fase de Ivana, que começará a tomar hormônio masculino por conta própria nos próximos capítulos de “A força do querer”, Carol Duarte poderá usar próteses. A equipe de caracterização já preparou os recursos para mudar o desenho do maxilar dela, por exemplo. E a atriz vai cortar os cabelos.

 

A médica Amanda Athayde, diretora do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, explica como é o processo para quem faz uso contínuo de injeções de hormônio:

 

- Em torno de um a seis meses, aumenta a oleosidade da pele e aparecem as acnes. Há ainda uma redistribuição da gordura, que passa a se concentrar no abdômen, em vez de no quadril. Entre seis e 12 meses, ocorre engrossamento da voz; aumento da musculatura e dos pelos no corpo e no rosto; e perda de cabelo na parte da frente, formando as famosas entradas. No período de dois a seis meses, a menstruação pode cessar. E, entre três e seis, aumenta o tamanho do clitóris. 

 

Segundo Amanda, quando há acompanhamento médico, recomenda-se a aplicação de testosterona a cada três meses. No caso da personagem da novela, que fará pesquisas em sites, há riscos:

 

- Na internet, existem muitas propagandas de medicamentos que não são exatamente testosterona. Tem de tudo. Até hormônio para cavalo. Quando o processo é feito com acompanhamento de um endocrinologista, a dosagem atende aos níveis normais para o sexo masculino. Se aplicadas por conta própria, essas injeções podem ultrapassar os limites. Então, vêm os efeitos colaterais. O fígado fica sobrecarregado, aumenta bastante o número de hemácias no sangue e também a acne.

 

Patrícia Kogut


Veja também:


19/04/2018 | 13h43min

» Música: Ivete Sangalo regrava sucesso em parceria com Grendha para Dia das Mães

19/04/2018 | 08h17min

» Cinema: "Pedro Coelho" na Maxicine de Santiago

13/04/2018 | 14h44min

» Novela: "O Outro Lado do Paraíso": Clara derrota Fabiana com ajuda inesperada


Comentários:


Voltar ao topo